Sampa com ou sem outdoor?

Passou com 38 votos contra 5 na Câmara de São Paulo um projeto que proíbe a instalação de outdoors na cidade e limita placas com nomes de estabelecimentos a 4 m². E já começou a discussão —de um lado, quem ganha dinheiro com isso; de outro, os urbanistas, gente que pensa um pouco além do bolso. Tem vereador tucano que diz que São Paulo não é Nova York (não?), o povo é alegre. E quem disse que publicidade e poluição visual dá alegria a alguém?

Minha primeira viagem a uma “cidade” fora da capital paulista foi para o Rio de Janeiro. A primeira coisa que noitei foi exatamente a capacidade de fruir a paisagem sem tanta interferência. Talvez a gente esteja tão acostumado ao bombardeio consumista que nem mais se questione sobre isso (ou saiba viver diferente).

E você? Consegue imaginar São Paulo sem outdoors?

Anúncios

4 comentários sobre “Sampa com ou sem outdoor?

  1. No carro, no caminho para o trabalho ou para uma festa, sempre me senti incomodada com o excesso de propaganda nas ruas de São Paulo. Além da poluição visual, o que por si só já é motivo suficiente para a proibição dos outdoors, ainda tem a distração que estas propagandas causam nos motoristas. Sou contra os outdoors e mais ainda contra os imensos telões e painéis luminosos espalhados na cidade mas acho que com a regulamentação certa e principalmente fiscalização podemos achar um meio termo entre a qualidade de vida dos paulistanos e os lucram com estas propagandas.

  2. Outdoor, mais que lucrativo, é para alguns ícone de estilo de viver. Quem estudou arquitetura não deixa de recordar Robert Venturi e seu livro Aprendendo com Las Vegas, editado pela Casac&Naify http://www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=371&language=pt&showPromo=False. Precisamos levar em consideração o contexto em que o autor escreveu o livro, época da Pop Art, pós guerra, quando a reconstrução puramente funcional e racional das cidades estava em voga.
    Excesso de informação visual, como a própria Laura disse, é inclusive perigosa para o trânsito. Já pensou ser multado por ler notícias em luminosos???

    Ainda mais quando o teor das notícias é completamente irrelevante…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s