Veja vs. Venezuela: aposta certa

Previsões confirmadas quanto à abordagem da revista Veja em relação às eleições na Venezuela. Eis a linha fina da reportagem desta semana sobre o tema:

“Fidel está à morte. Com ele será enterrada a ruinosa experiência do socialismo caribenho. Com petrodólares e planos de expandir sua revolução, Hugo Chávez já se apresenta como novo líder da esquerda latino-americana. Fidel teve a história ao lado dele e muito carisma. Fracassou. Chávez tem petróleo e nenhuma autocensura. Vai fracassar também. Mas a que preço?” (texto completo aqui)

O grifo em itálico é deste blog. Que, por ser um blog, tem mais abertura para uma abordagem opinativa dos fatos. É o resgate do jornalismo de autor. Por outro lado, quando uma revista que se diz jornalística faz uma aposta dessas, é bem mais perigoso. O texto citado, atente leitor, não é o de um editorial da revista, ou de um colunista. É de uma reportagem. Ao bom estilo de um pseudo-jornalismo distorcido e conservador.

Anúncios

2 comentários sobre “Veja vs. Venezuela: aposta certa

  1. Madu, tô na primeira visita ao seu blog e gostei, cara! Opine mesmo! Sobre a Veja, eu ainda fico pasmo como ela continua vendendo e sendo respeitada. “Reportagens” como essa são mais comuns e mais sutis do que o bom senso recomenda…

  2. “A economia controlada pelo governo é inimiga do bem-estar da população. A construção do socialismo à moda chavista está levando a Venezuela ao mesmo destino de Cuba”.

    Já dizia o bom e velho…… como é o nome dele mesmo? ahahahahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s