Bill Gates senil ou a mão do mercado

Bill Gates, fundador e guru da Microsoft, fez no domingo (07/01) sua tradicional apresentação na abertura da CES, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas (EUA). Falou da casa do futuro, completamente digital e conectada e que, segundo ele, está próxima.

Será que Gates está senil? Ouço essa história de casa digital desde 1999, quando comecei a cobrir a área de tecnologia. Na época, lembro de conversas com Fábio Gandour, guruzão da IBM Brasil, que falava de casas inteligentes —e até conheci uma delas em Tamboré, aqui no Brasil, onde quase tudo chega por último. O assunto já não está um pouco ultrapassado?

Talvez não. A questão é que, assim como a tal da convergência, a casa do futuro precisa de escala para virar realidade. E o discurso de Gates é exatamente para que a tal da mão invisível do mercado acorde para a casa conectada, e a indústria despeje mais uma torrente de produtos para nossa tão-carente de consumo classe média.

Afinal, só vira realidade neste nosso mundo aquilo que pode ganhar escala comercial. Depois que o muro caiu e a Daniella Cicarelli tomou conta do YouTube (fiquei o dia todo nisso), toda nossa criatividade, nosso espírito e nossas forças dependem dessa tal escala comercial. Transforme uma idéia em negócio, embale-a num discursinho ridículo de marketing e pronto, você será bem-sucedido.

Desculpe-me, de antemão, você que tem espírito empreendedor e está fazendo MBA. Talvez quando eu tiver 40 anos, estiver cansado do meu emprego e quiser abrir um negócio, eu pense assim. Ou compre um carro-guitarra e vá vender artesanato no sul da Bahia…

Anúncios

Um comentário sobre “Bill Gates senil ou a mão do mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s