Outdoors out e cidadãos in

“Absorvidos pela força avassaladora das imagens (seria interessante somar a metragem quadrada de sua exposição anual numa cidade como São Paulo), arrancados a todo instante da dimensão física de sua existência urbana, os passantes são cada vez menos os habitantes daquela cidade e cada vez mais os consumidores desterritorializados de um universo no qual, como previa Guy Débord, é impossível exilar-se.”

Quis dividir o excerto do excelente texto “São Paulo sem outdoors“, de Otávio Leonídio. Cidadão, em terra de ninguém, é meramente consumidor. Se não conseguirmos organizar minimamente o espaço público em São Paulo, como vamos organizar a vida pública?

Vale atentar: Leonídio também fala na diferença entre os conceitos de ordenação e banimento. No contexto das Comunicações, seriam equivalentes a regulação e censura. A primeira acontece em democracias maduras, e coaduna com disciplinar a propaganda, como na lei dos outdoors em São Paulo. A segunda é de sociedades atrasadas, como a em que vivemos nas décadas de 60 e 70 no Brasil.

Que estre trauma não nos impeça de entender que a regulação faz bem.

Anúncios

2 comentários sobre “Outdoors out e cidadãos in

  1. ja disse uma vez e insisto: Tanta coisa mais séria pra se preocupar…. a favela q vc mesmo citou.. puta problemão meu…

    desencana dos outdoors… =]

    Bjoka

  2. Insisto neste tema, minha cara, porque ele envolve amadurecimento da noção de cidadania numa cidade cada vez mais individualista. E também de um certo senso de estética, que nos maravilha quando viajamos para uma Amsterdã ou Berlim, e nos deprime quando pousamos em Guarulhos, cercada de favelas. Sim: nossa cidade é feia porque não cuidamos coletivamente dela. E isso também é cidadania.
    []s!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s