Mais realista que o rei

Dizem as más língüas que Evo Morales é cobra criada, mini-Chávez, populista autoritário etc. Mas em uma o cara foi bem mais democrático do que aquele outro que envia tropas para o Iraque: propôs um projeto de lei na Bolívia para que o mandato de governadores, prefeitos e o do próprio presidente possam ser revogados por referendo em caso de escândalos de corrupção, dispositivo que não está previsto na Constituição do país vizinho.

O mecanismo soa bem democrático. Mas em um país como o Brasil, em que o Legislativo tem o rabo todo amarrado, de quem partiria um pedido de referendo desses?

Anúncios

2 comentários sobre “Mais realista que o rei

  1. Nao me parece razoavel tentar travestir um governante populista como simbolo de democracia comparando-o com outra figura tao infeliz quanto.

  2. Poxa, car@, mas nem travestido ele é símbolo de democracia. Aliás, o populismo tem dessas, não é? Medidas “aparentemente” democráticas, a mão que assopra, ao lado de ações absolutamente unilaterais, a que bate.

    O ponto apenas é o “como” chega às pessoas a imagem de Bush. Tão infeliz quanto, você diz. Mas não tão escrachado na mídia (de massa, pontue-se) quanto o governante populista, travestido ou não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s