(In)civilidade alemã

Eis que retorno a Hannover três anos depois para mais uma cobertura da feira de tecnologia Cebit, a maior do mundo. A cidadezinha é bem acolhedora, tem daquelas casinhas no estilo europeu que a gente encontra no Sul do Brasil e, para minha surpresa, também tem bitucas de cigarro nos trilhos do trem e papéis jogados na calçada.

Não dá para saber se é coisa de alemão ou dos 450 mil estrangeiros que “invadem” a cidade a cada ano para a feira. De qualquer modo, continuo achando o máximo comprar bilhetes de metrô na honestidade (não há catraca, e os guardas não conseguem vistoriar todo mundo), os trens falarem com você e mostrarem as próximas estações em painéis digitais e (essa só descobri este ano) as latas de lixo públicas já estarem preparadas para a reciclagem.

Preciso comecar a fazer isso lá em casa.

Anúncios

4 comentários sobre “(In)civilidade alemã

  1. Madu!
    Vc tá em Hannover!
    Que legal! Vi o anúncio da Cebit em algum lugar na web e me lembrei de vc, mas não sabia que vc ia!
    Boa viagem!!!
    Beijo!

  2. Madu, nao eh apena Hannover a cidade privilegiada pelas milhoes de pontas de cigarros (xepas, bitucas, baganas…) jogadas sem doh e piedade ao chao. A Alemanha toda esta infestada dessa praga, bem como, outros paises ‘desenvolvidos’ ou em desenvolvimento. Destarte, nao haveria acerto algum em culpar estrangeiros por tal tragedia. Lembre do ditado que os habitos de casa vao a rua (Num passeio ao Parque Nacional do Iguacu – PR, que eh um parque de preservacao permanente, encontrei um grupo de alemaes e americanos, que vieram conhecer tal beleza. Entretanto, para minha surpresa, todos eles fumaram durante o passeio e jogaram ao chao, as chepas de cigarro). A poluicao ambiental decorrente do lixo tabagico – xepa, fumaca, cinzas, dentre outros, sequer foi palco de profundas investigacoes e estudos, e sabe-se muito bem que a industria tabagica nao tem interesse em assumir uma responsabilidade social ambiental prevendo que tal lixo seja eliminado do meio ambiente (principio do poluidor pagador). Alguem teria uma sugestao de onde depositar, e o que fazer com tal lixo toxico . Portanto, conforme bem se observa da maioria dos filmes cinematograficos, desde a invencao do cigarro, atores e atrizes, sem doh e piedade, ensinam didatica e pedagogicamente a arte de, apos terminar um cigarro, jogar a respectiva bituca – xepa, em qualquer lugar. Encerrando, vale referir que a sociedade bem aceitou tal costume que ja se engendrou na educacao de jovens e adultos. Mudar esse quadro, provavelmente podera levar decadas, se nao forem adotadas regras e leis, proibindo, com severas multas, aquele que conspurcar o meio ambiente com tais residuos solidos do tabagismo. Vamos ver o que acontece nesse mundo de Deus. Quanto aos estrangeiros na Alemanha, vejo dentre tal categoria, pessoas como voce e eu, que efetivamente ficamos assustados que num pais de tanta prosperidade, regras, e leis para tudo quanto eh coisa, sejam permitidas tais praticas contra o meio ambiente. O efetivo estudo sobre o impacto ambiental que o resíduo solido tabagico causa ao habitat dos seres humanos, ainda eh uma incognita, diante da falta de estudos publicados a respeito. Boa sorte.

  3. Concordo plenamente com o colega Pedro.Estudos científicos realizados demonstram que uma bituca de cigarro leva de 3 a 5 anos para se decompor. (fonte:http://www.brotas.com.br/brotas_ambiental.asp)
    A conservação e o uso sustentável dos recursos naturais são essenciais para um meio ambiente sadio a longo prazo. A responsabilidade pelo que vamos deixar para as próximas gerações eh de todos! Falta conscientização. Parabéns pelo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s