Jogo do Bicho e realidade distante

Essa vem de Danilo Mendes, amigo que foi passar uns tempos em outras paragens, mais precisamente Salvador (BA). Nas poucas vezes que temos mantido contato, ele tem mandado de lá notícias e impressões de alguém que, sim, enfrenta um choque cultural e foge do axé.

“Tanto tem se falado do Jogo do Bicho, de prender bicheiros, de fechar bancas. No entanto, parece que a lei no Brasil chega no máximo a Belo Horizonte. Aqui na Bahia o Jogo do Bicho é unificado em todo o Estado, tem logomarca, financia grandes eventos e divulga o resultado do sorteio na rádio Transamérica (que não é pirata e nem FM). Dê uma olhada em www.paratodos-ba.com.br/jogos1.htm porque ‘A sorte é sua, a garantia é nossa’.”

Danilo também não deixa de ironizar a imprensa local. A cobertura, segundo ele, destaca em sua maior parte assuntos das regiões Sul e Sudeste do Brasil. No máximo Belo Horizonte e Distrito Federal.

Dúvida: será que, com isso, a mídia não provoca uma espécie de torpor mental que afasta seu telespectador da própria localidade geográfica, deixando-o menos capaz de ver espelhada na tela da TV sua própria realidade —para então questionar, repensar e transformar seu entorno?

Anúncios

Um comentário sobre “Jogo do Bicho e realidade distante

  1. Meu Caro Francisco Madureira,

    Em princípio o povo deve ser responsável pelas mudanças, quer seja, sócio, econômica , política ou cultural. Naturalmente que o próprio povo também deve decidir aquilo que é melhor para si, entretanto, dentro dos limites democráticos. O jogo do bicho é cultura e por isso que quanto mais se fala em acabar
    com essa atividade considerada contravenção, ela mais cresce. É apenas uma opinião pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s