A ameaça da participação é financeira

Esta é do Dan Gillmor, guru de jornalismo colaborativo na Califórnia. O Brasilwiki publicou em português alguns trechos de entrevista que Gillmor concedeu a um jornal colombiano. Para ele, a principal ameaça que a colaboração online oferece ao jornalismo tradicional é financeira, e não jornalística.

Interessante a citação de Gillmor. Principalmente se você parar para pensar que o jornalismo que os grandes meios de comunicação exercem hoje é extremamente burocrático.

Os jornalistas fazemos notícia sentados atrás de computadores, sob o ar condicionado (inclusive porque isso, em tese, rende mais publicações de cozidos pós-pesquisa na Web e/ou material de agências e/ou releases e/ou entrevistas superficiais por e-mail —e mais material, na Internet, significam mais cliques). Enquanto isso, tem muito blogueiro na rua, com ou sem notebook, com ou sem twitter, mas em contato com o mundo. E com links patrocinados e a pulverização que a Internet e o Google propõem para a informação, cada vez será mais fácil produzir material de qualidade a baixo custo.

No final de contas, apocalipses a parte, Gillmor não fala do “final dos tempos” para a imprensa tradicional. Mas de um “ecossistema de meios” (leia os principais pontos no blog Periodismo Ciudadano —apesar de estar em espanhol, o texto traz mais links para aprofundar o assunto).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s