Tudo pela televisão

Um novo protocolo de comunicação que deve ser aprovado em outubro pela IEC (Comissão Internacional de Eletrotécnica) deve, finalmente, fazer com que o computador fale com todos os eletrodomésticos da casa. E o melhor —controlar tudo pela televisão.

Chamado Home Network Communication Protocol over IP for Multimedia Household Appliances (Protocolo IP de Comunicação de Rede Residencial para Eletrodomésticos Multimídia), o padrão IEC 62457 permitirá aos utensílios domésticos utilizar dados audiovisuais e de texto —e também que os equipamentos audiovisuais, por sua vez,
utilizem dados de utensílios domésticos. Será possível, por exemplo, receber um alerta na TV sobre o fim do ciclo de centrifugação, ou saber quando o microondas terminou de cozinhar o arroz.

Como adiantamos no dia 11/09, o vídeo de 1967 sobre o futuro do comércio eletrônico é só um de uma série. Outro deles mostra a cozinha do futuro —e gostaria aqui de dividir duas impressões sobre ele.

  • Primeira: há um detalhe inverossímil no vídeo, que passa despercebido por olhos admirados —a velocidade e a serenidade das pessoas não rima com a quantidade de informação a que elas estariam expostas em tal ambiente midiático. O pai, a mãe e os filhos agem como agiriam pessoas da década de 1970 (e não as atuais, a tal da Geração M)
  • Segunda: no vídeo da cozinha, além do sexismo (a mulher é que cozinha; no vídeo do comércio eletrônico é o homem que paga as contas das compras virtuais da mulher…), a contagem regressiva pela chegada do jantar à mesa me faz pensar como submetemos absurdamente nossa rotina ao trote incansável do tempo —e como o tempo, parece, passou de companheiro a capataz. Qualquer semelhança ao atendimento da Pizza Hut assim que chegaram os restaurantes ao Brasil não é mera coincidência (lembra quando informavam até os segundos que a pizza demoraria para chegar? hehehe)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s