Colaboração e pequenas concessões

Tudo bem que revistas masculinas há muito tempo promovem enquetes na Web para que o leitor escolha quem será a capa do próximo mês. Mas o mundo da colaboração, que agora é moda, vai além do fetiche sexual —agora foi a vez da revista Galileu usar seu blog para uma votação sobre o tema da reportagem principal da edição de outubro.

Foram oferecidas três diferentes opções de capa. A escolhida foi “A Ciência explica a Poligamia”, escrita por Fernanda Colavitti. Segundo comunicado da assessoria de imprensa da editora, a capa escolhida obteve 39% dos votos.

Não me recordo de nenhum jornal online brasileiro fazendo isso. Será que o papel furou a Internet no quesito Web 2.0? ;)

Outro ponto de discussão interessante surge quando você observa a limitação da participação —os internautas tiveram que escolher entre apenas três possibilidades para a capa. Interatividade real, ou controle disfarçado? Acredito, honestamente, que confundir essas pequenas conceções com colaboração é perigoso e não combina com algumas das principais categorias da nova sociedade da informação.

Anúncios

2 comentários sobre “Colaboração e pequenas concessões

  1. Ué? Mas nenhum desses exemplos é de colaboração… não passa de pesquisa de mercado mais moderninha, por incorporar abrangência de pesquisa quantitativa com alguns elementos de focus group, por trazer a opinião dos próprios leitores. =)

    Lembrei aqui de um outro conceito, do mundo da usabilidade: de que o usuário raramente sabe dizer o que ele quer ou precisa… no máximo, você consegue identificar o que ele não quer, ou não consegue usar! Cabe a quem vai conceber o produto descobrir como apresentar isso ao público. E fica a pergunta: será que isso vale também no mundo da comunicação?

  2. Boa, meu velho! Isso parece mais pesquisa de mercado (e das bem amadoras ainda! hehe). Quanto à comunicação —taí algo difícil de responder. Acredito que só o amadurecimento da Web como mídia trará essa resposta, principalmente porque muito do que é feito na Web ainda obedece à lógica de massa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s