Colaboração no celular

Portais que se cuidem —a combinação do telefone celular com a produção de conteúdo pelos usuários será explosiva. Sem fazer muito barulho, a operadora TIM lançou um serviço de conteúdo colaborativo que promete remunerar usuários pela quantidade de downloads de conteúdo que eles mesmos produzem e enviam para a Web pelo telefone.

Tim Studio

Chamado TIM Studio, o serviço permite ao cliente TIM cadastrado e maior de 18 anos enviar fotos, sons e vídeos. Depois, a cada conteúdo baixado por outro cliente da operadora, o “jornalista cidadão” (aspas porque qualquer conteúdo vale; não necessariamente jornalístico) soma R$ 0,15 ao seu saldo com a operadora. Ao acumular R$ 1,50, o valor se reverte em créditos-bônus para falar no celular, mandar mensagens, navegar pelo WAP ou pela Internet sem fio.

O serviço possui busca e navegação por nuvem de tags. Uma visita na tarde do dia 07/10/2007 revelava em destaque conteúdos sobre o TIM Festival. A opção editorial não foge dos interesses da operadora —nada muito diferente do que as empresas de comunicação já fazem há anos com seus próprios interesses; ressalva feita à expertise que já adquiriram em maquiar a prática.

Mas não será questão de tempo? Para mim, na velocidade das teles (e na letargia das empresas de conteúdo), as operadoras chegam lá.

Anúncios

2 comentários sobre “Colaboração no celular

  1. Acabou de chegar via SMS: “Vá ao TIM Festival no Rio c/ viagem e hotel pagos pela TIM! Envie vídeo, foto ou som p/ http://www.timstudio.com.br mostrando pq vc merece ganhar e concorra!”. Uma ação de marketing, que deve gerar conteúdo não-jornalístico, mas que estimula o público a conhecer a plataforma.

    E por falar em público, segundo a Teleco, em agosto de 2007 TIM possuia uma base de 28 milhões de celulares no Brasil. Se os outros 27.999.999 celulares também receberam esta mensagem e a lenda do “1% colaboram” funciona, isso dá umas 280 mil pessoas.

    Chute: se a taxa de colaboração no celular cair para 0,1%, são 28 mil pessoas —umas 280 vezes a redação de um grande portal de Internet.

  2. Pingback: Jornalismo móvel « Clico, logo existo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s