Blogueiros, processos à vista

“Eu pessoalmente prevejo que a próxima área de crescimento não é a censura aos sites de fabricação de bombas na Web”, disse Richard Clayton, um pesquisador de segurança informática da Universidade de Cambridge e membro da Iniciativa OpenNet, que rastreia a censura à Internet em todo o mundo, “mas sim queixas sobre difamação e processos jurídicos.” E isso em blogs, segundo matéria do Herald Tribune publicada esta semana (leia tradução).

É incrível o que a Internet conseguiu fazer com o conceito de “liberdade de informação”. Um lado acusa de censura; o outro fala em calúnia. Expressão de opinião virou calúnia… tudo bem, é possível admitir que, antes, a opinião não era expressa em um veículo que tem potencial de atingir milhares de pessoas. Mesa de boteco é diferente de site (é?).

Mesmo assim, tenho aqui que fazer a crítica reversa (blogueiros, curtam ou não). Muitas vezes, durante as aulas de jornalismo para alunos de 5º semestre, ainda persiste a confusão sobre blogs. OK, blog é opinião, é diálogo —também. Primeiramente, é uma mera ferramenta de publicação. Que pode servir de plataforma para diários adolescentes ou para se fazer jornalismo. E jornalismo de verdade a gente vê muito pouco na blogosfera —dá pra contar nos dedos os blogueiros que vão até o mundo descobrir sobre ele. Repartir com os amigos links legais que achou na Internet pode ser blogar, mas não é, ainda acredito, fazer jornalismo.

Quando a blogosfera entender isso —que o jornalismo tem muito a emprestar à criação de conteúdo na Web—, muito da pecha de superficialismo e dos riscos de processos como os levantados pelo Herald Tribune irão por água abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s