Há uma nova bolha na Web?

A Apple vale US$ 160 bilhões, a fortuna pessoal do magnata mexicano Carlos Slim, US$ 67,8 bilhões. Já o Facebook vale US$ 15 bilhões, noves fora —há uma nova bolha, pergunta Ralphe Manzoni? Minha aposta: as bolhas existem, vão existir sempre, e o avanço à percepção de Alan Greenspan talvez seja considerar a convivência com bolhas que mudam de lugar.

Verdadeiros hypes temporários (se é que isso não é o extremo da redundância), agora é a vez das comunidades virtuais, da Web 2.0, mídias sociais… termos que saem do forno de “gurus” do marketing e da comunicação, que muito bem sabem dar rótulos a idéias, produtos ou serviços alheios, e que normalmente já existem há tempos por aí.

E tem “guru” por aí falando em Web 3.0… mas esta não é a Web original, 0.1 beta, que Berners-Lee propôs lá atrás?

Bolhas, ondas ou tsunamis, portanto, são construções dos homens de terno. Quem faz Web de verdade sabe que não há bolha nenhuma, e que a brincadeira está só começando.

Anúncios

2 comentários sobre “Há uma nova bolha na Web?

  1. Madureira,

    eu não conseguiria melhor modo de escrever sobre Bolhas e Mercados. Parabéns!

    Desculpe a curiosidade, mas você tem conhecimento sobre o mercado financeiro?

    Abraços

    Bia

  2. Verdade, a brincadeira ainda está só começando. Com o ROI que a publicidade online tem comparativamente, há um grande potencial para injeção de capital que tradicionalmente iriam para outras mídias, de maior abrangência (atualmente) mas sem target (para ficar num termo publicitário) tão específico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s