OpenSocial, excesso de barulho

Às vezes penso que o excesso de empolgação com o Google pode gerar um “efeito Microsoft” (aka monopólio) ou um “efeito Apple” (aka arrogância) com a atual maior empresa de Internet do globo. O buzz ao redor do OpenSocial, mostra exatamente isso —esperei até agora para escrever sobre o assunto porque só hoje consegui encontrar na Web algo que veja a nova tacada do Google com uma pitada de crítica, atitude que costumo me propor usualmente.

Eis então que surgem três críticas à nova plataforma de aplicações web “portáteis” do Google: o controle (em vez de liderança) do Google, a falta de conectividade entre sites que usam uma mesma aplicação e o desenvolvimento de uma plataforma própria, quando já existem soluções como os microformatos.

O ReadWriteWeb chega a brincar ao dizer que o Google poderia ter chamado o OpenSocial the “OpenWidget”. O blog aponta como falha a falta de clareza em saber se a nova plataforma tornará portátil nossos dados e identidades já publicadas em um site para outros sites que compartilhem a plataforma.

E aí entra a questão da privacidade e do controle —quanta gente já reduziu ao máximo a quantidade de dados publicada no Orkut para preservar a própria identidade? Não só de maníacos perseguidores (por mais que possam ter boas intenções…), mas principalmente de hackers, corporações e (podem dizer os mais caros à teoria da conspiração) até seqüestradores. Mesmo o Facebook, febre nos EUA (aqui no Brasil, será?), já tem políticas de privacidade questionadas:

Compartilho essas prevenções com Marshall Kirkpatrick. E você? O que acha do OpenSocial?

Anúncios

2 comentários sobre “OpenSocial, excesso de barulho

  1. Pingback: Cinco heróis da tecnologia em 2007 « Clico, logo existo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s