Twitter e a descoberta da relevância

Outro dia desci me estranhei um pouco com o Twitterposter, e mereci até citação em blog em espanhol (não me pergunte como…). Eis que hoje, twitando em busca do Meiobit, me deparo com um “twittercídio” do Leo Faro, há dois meses, já reclamando do excesso de informação e da falta de relevância. Ato semelhante, porém nem tão radical, cometeu Ladyshampoo, rostinho bonito do Twitterposter brasuca, que revelou em post recente ter diminuido radicalmente o número das pessoas que acompanha devido à avalanche de informação.

Isso me fez pensar. As comunidades virtuais estão mudando. Passada a febre, com a temperatura normal as pessoas estão descobrindo que rede social não funciona como o início do Orkut —aliás, Twitter não é Orkut.

Ter 24.560 amigos não adianta nada. É melhor ter 20, mas daqueles bons mesmo —e isso tem tudo a ver com conceito de nós da sociedade em rede descritos por Manuel Castells e tão bem apresentados pelo colega Renato Targa hoje de manhã durante uma aula do mestrado.

E essa é a chave da comunicação em rede. Segundo Castells, a importância de um “nó” da rede está ligada ao número de conexões deste nó, mas também à sua capacidade de processamento de informação. É o velho binômio quantidade-qualidade —e apesar de o nó só existir em um contexto de rede, e não isolado, é o balanço deste binômio que, acredito, traz relevância ao processo de comunicação. E agrega a ela o tão-aclamado “valor”.

Como diz meu sogro… “tudo que abunda, prejudica”… ;-)

2 comentários sobre “Twitter e a descoberta da relevância

  1. Meu Twittter era bem mais divertido quando éramos apenas meia dúzia trocando bobagens nossas. Agora virou uma multidão cheia de bobagens de outros, que não são relevantes para mim, na maioria das vezes…
    Madu, vc sabia que estou alguns andares abaixo de vc? :)
    abs! Lu

Deixe um comentário

