Por que é preciso moderação

Lembro de ouvir, de aulas de cursinho a discussões de faculdade, que a noção de “público” nestas terras não leva à noção de “pertence a todo mundo”, mas à de “não é de ninguém”. Pois este efeito, pensei eu agora, também esbarra na Internet e na forma como os leitores-internautas pensam e interagem no “espaço virtual”.

Em princípio, quando comecei a estudar colaboração na Internet, acreditava (e boa parte de mim ainda acredita) que o conceito de “publico, depois edito” funciona. Os próprios usuários, em tese, têm capacidade de auto-moderação. Mas aí aparecem comentários como estes, em uma notícia, por exemplo, sobre “pirataria”:

“Foda-se o que (sic) fez a materia, a internet é aberta, e varios (sic) politiqueiros querem se aproveitar desta fonte de empreendimentos para ganhar votos.”

É o “espaço público” como “espaço de ninguém”. Nessas horas, pedir CPF como o Limão ou até comprovante de residência, como o OhMyNews, parecem-me soluções adequadas. O anonimato passa longe da responsabilidade que exige o jornalismo; e se há poucas coisas que aprendemos na faculdade, uma delas é o risco do off (jargão para informações que não têm fonte confirmada, ou para as quais a fonte pede sigilo ou não-identificação).

Anúncios

Um comentário sobre “Por que é preciso moderação

  1. Falou e disse, Madu! Tem (muita) gente que confunde democracia com anarquia. Para que seja JORNALISMO, o processo colaborativo demanda alguma organização.

    Por essas e outras é que sou, seguidamente, linchada duplamente:
    * por sindicatos, por eu dizer que every citizen is a reporter
    * por anarquistas, que espalmam as mãos dizendo “se tem filtro, então essa droga que tu defende não muda nada do jornalismo tradicional”.

    Bom, nem Cristo agradou a todos… :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s