Vamos deixar de surfar na Web?

“Navegar é algo que não faço mais (…) Acreditava que surfar pela Web era algo análogo a procurar estações de rádio. Sintonizar estações de rádio era um hábito quando tínhamos menos de 100 canais para escolher (…) Quando você tem centenas de canais por satélite, procurar estações é muito ineficiente. Me pergunto se a morte da navegação na Web não é a mesma coisa.”

A frase é de Kevin Gamble, e ele se referia a serviços como o StumbleUpon e o Me.dium —e eu aqui acrescento coisas como as redes sociais, Bloglines, Netvibes e agregadores de conteúdo em geral. A discussão de Gamble gira em torno do contraste entre buscar e descobrir, navegar pelo conteúdo ou tê-lo entregue na “porta”. Tudo ao redor da Defragcon.

Uma coisa é fato. Antes tínhamos que ir atrás do conteúdo. E era isso que tornava a Web algo absolutamente diferente da mídia tradicional, de massa e mão-única. Agora, assinamos feeds e deixamos de nagegar pela Internet para que o conteúdo venha até nós.

Tudo bem —organizar o conteúdo que faz sentido para você em uma interface unificada é super útil e agiliza pacas o acesso à informação. Tendo a considerar isto uma evolução. E interfaces Web 2.0 como iGoogle e outros não liquidam totalmente a navegação… estou com problemas com o Netvibes, inclusive, porque adoraria não precisar rolar a tela para ler todos os feeds que adiciono! =)

Mas uma coisa é verdade —em alguns casos, esta “facilidade” pode se converter em “comodidade”. Já deixei de ver, por exemplo, imagens quebradas em websites que administrava porque só os lia pelos feeds. E fui alertado por alguém que ainda acessa a Internet do jeito 1.0, usando os Favoritos do Internet Explorer (alguém lembra deles?).

Será que a “comodidade” vai reinar sobre a “facilidade”? Quais as suas apostas?

Anúncios

Um comentário sobre “Vamos deixar de surfar na Web?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s