Aí vem outra bolha

Sem palavras… o vídeo diz tudo (via Zumo): 

E o pior é que, na onda irônica da música, sim, bloguei sobre ela (pelo menos não estava fazendo sexo durante a postagem… ;) A discussão ao redor da bolha é válida, mas creio que falta aos críticos uma visão um pouco mais sistêmica e sociológica do que realmente possa significar este boom de mídia em geral, e Internet em particular, que sentimos nesta década.

Os avanços tecnológicos das últimas duas décadas abriram um campo enorme ao capital na direção daquilo que teóricos como Manuel Castells ou Pierre Lévy chamam de “sociedade da informação” ou “mundo virtual”. E esta peça do quebra-cabeça combina muito com outra que vivo ouvindo meu pai, professor de Engenharia, falar em rodas de conversa: os cursos de engenharia estão morrendo no Brasil e no mundo.

A mídia é a indústria da vez. Esse campo aberto ao capital se converte em demanda de produtos e serviços, e é por isso que avança em tão grande velocidade os mercados ligados à produção de conteúdo digital, seja jornalismo, publicidade, música etc. Em formação, esta indústria tem grande apelo (afinal, é a mídia vendendo a si própria como solução para todos os problemas da pós-modernidade) e fome de mão-de-obra.

Esta bolha, diferente da “exuberância irracional” de Allan Greenspan, não é meramente financeira. É um modelo de produção, o modelo da sociedade da informação. E acredito que ele só será superado —e, então, veremos a bolha estourar— quando a pesquisa científica abrir algum outro campo com o mesmo potencial à exploração do capital.

No hall de apostas, vou com William Gibson —acredito que, mais que a robótica, a biotecnologia será a próxima onda e a real tendência deste século que nos aguarda.

Anúncios

2 comentários sobre “Aí vem outra bolha

  1. Pingback: Cinco heróis da tecnologia em 2007 « Clico, logo existo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s