Cinco heróis da tecnologia em 2007

Fim de ano, hora de balanço. Imprensa de tecnologia e blogs começam a eleger os melhores (e os piores) de 2007, além de apostar suas fichas para 2008, entre elas Web semântica e interfaces táteis, coisas que já estavam por aí este ano.

Eis então que o Mashable surgiu com uma lista de 5 heróis da tecnologia em 2007. Aí vão eles e suas razões.

  1. Google, por “lutar por um mundo digital melhor” —os caras só faltaram declarar amor ao Google, pelo OpenSocial, pela “luta” com o governo americano no acesso à faixa de 700 MHz de operação de telefonia… Honestamente, tratamentos como estes me fazem ter medo do Google. As pessoas só vêem as virtudes, e ninguém critica os caras pelo monopólio que praticam em busca atualmente. Seria o mesmo que dizer que, se o Windows não travasse, o processo antitruste contra a Microsoft seria desnecessário.
  2. Mark Zuckerberg, o garoto de 23 anos criador do Facebook. Ganhou o maior dinheiro. O mundo é mesmo dos engenheiros… sejam criadores de aberrações urbanas, ou de formas de bolo comunicativas. Será que caminhamos para uma nova bolha?
  3. Radiohead, por terem desobedecido a Riaa (cartel de gravadoras dos EUA) colocado seu novo álbum na rede ao preço que as pessoas quisessem pagar. Se deram mal, ao menos financeiramente. Mas foram brilhantes em capitalizar imagem e em tentar mostrar ao mainstream que a era do direito autoral está no fim.
  4. One Laptop per Child, por… o quê? Lançar o notebook de US$ 100 por US$ 200? Ah vá… e ainda estão pensando em usar o Windows XP! O Negroponte perdeu os pontos que tinha…
  5. Steve Jobs, professor de Marketing… errr, digo, fundador da Apple. Pelo iPhone, que fez pessoas formarem filas ao redor de lojas da Apple… fenômeno, não é? Às vezes meu lado caipira tem é pena desse pessoal. Tanto por um brinquedinho que, de diferente do resto, só tem a graça de “passar o dedo” na tela? Ah vá… boas embalagens a Apple tem, só cobra caro demais por isso (sendo que nossotros, por aqui, apropriamo-nos das tecnologias da nossa forma, made in China ou Piracicaba, no velho e bom processo de antropofagia)

Eleger “heróis” atualmente mostra muito o quanto o Marketing influencia escolhas. O tempo todo, trata-se de vender idéias, convencer. Você está convencido por esta lista? Ou elegeu outros heróis este ano?;-)

Anúncios

Um comentário sobre “Cinco heróis da tecnologia em 2007

  1. “Há muito interesse na cultura das celebridades, televisão e cinemas”,

    Essa frase me chamou muito à atenção, Madu. E me preocupou, de certo modo.

    Curta-e-grossamente: esse tipo de pauta não tem a ver com jornalismo colaborativo. O foco, aí, são famosos, não anônimos.

    De que jeito a gente pode explorar esse interesse em prol do JC, hein?…

    beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s