Google a caminho da colaboração, em modelo wiki

Wikipedia que se prepare. O Google começou a investir, ainda em fase beta, em uma ferramenta colaborativa de conteúdo para criar uma enciclopédia. O modelo, como mostra imagem publicada no Google Blog, é bem semelhante ao da Wikipedia.

Google Knol 

O projeto foi batizado de “Knol”, e pretende reunir “unidades de conhecimento”. No blog, a empresa ressalta que não vai editar o conteúdo de forma alguma —algo em que começo a acreditar cada vez mais. E por quê?

Porque a colaboração é um jogo. Seja ela jornalística ou não. E o papel de engenheiros de software, jornalistas, editores, fotógrafos etc. é criar as regras e um tabuleiro decente. Isto feito, é mais que normal esperar que, como reza a cibercultura, os usuários apropriem-se do conteúdo, das regras e do tabuleiro e joguem de acordo com seus interesses.

A moderação, acredito, está portanto em como as regras induzem o usuário a jogar. Aí está o núcleo de poder da era colaborativa —e não mais na capacidade de tornar-se um centro irradiador, como na era da mídia de massa.

Voltado ao Knol

Mas voltando ao Knol, o Google deu uma de Microsoft e Apple, claro —embalou com seu rótulo idéias que a Wikipedia já desenvolve há anos. A diferença, segundo a empresa, é dar mais destaque ao(s) autor(es) das “unidades de conhecimento”. Soa como um toque de rede social às ferramentas wiki.

Por enquanto, o Knol só funciona entre convidados. As páginas têm perguntas e respostas, votação (de 1 a 5 estrelas) nas páginas, links para outros artigos escritos pelo mesmo autor, revisão de pares… nas palavras dos criadores:

“Knols will include strong community tools. People will be able to submit comments, questions, edits, additional content, and so on. Anyone will be able to rate a knol or write a review of it. Knols will also include references and links to additional information. At the discretion of the author, a knol may include ads. If an author chooses to include ads, Google will provide the author with substantial revenue share from the proceeds of those ads.”

E aí mora uma boa aposta —remunerar pela colaboração. Ando jogando essa idéia nos meios pelos quais circulo, mas ninguém na grande mídia brazuca ainda parece disposto a tal…

Anúncios

Um comentário sobre “Google a caminho da colaboração, em modelo wiki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s