Tags para o mundo real

Era nítido que o Street View do Google Maps —aquele recurso que já permite “caminhar” pelas ruas de cidades norte-americanas e européias em 3D pela Web— ia acabar em um software internético capaz de de indexar o mundo real. Eis o que o pessoal da Earthmine acabou fazendo…

A tecnologia foi demonstrada na DEMO Fall 2007, em San Diego (EUA) em setembro passado. Apesar de o discurso da empresa ser: “não é um mashup” (veja o * abaixo), a solução consiste em adicionar os recursos de tags como já existem no Google Earth à interface 3D de um Street View em uma aplicação nova e aberta —dá, inclusive, para ler as tags geradas no Earthmine de dentro do Google Earth.

A solução vai no caminho que o Street View apontava —já é possível imaginar a hora em que webmasters e designers serão contratados nã opara construir websites, mas “webrealidades” ou “websimulacros” a la Second Life, mas que simulem o mundo real. Imagine, com uma aplicação dessas, adentrar em um supermercado e escolher as compras? Ou conhecer o interior de um restaurante antes de levar sua família ou amigos até lá (e evitar surpresas desagradáveis)? Ou uma infinidade de novos recursos que o mundo codificado pode trazer.

Mas é preciso acompanhar de perto esse processo. O Big Broter pode se tornar também colaborativo —já pensou poder entrarem uma caas noturna ou mesmo na casa de uma pessoa que não use um “Street View Firewall” e observar tudo o que ela faz? É como se seu perfil de Orkut contivesse mais do que simplesmente informações estáticas, fruto de sua imaginação; mas pudesse carregar sua vida, suas imagens, seus sons, seus gestos, sua voz… tudo em tempo real, indexado, pronto para o mundo absorver e assistir.

E adeus privacidade…

* Sobre o “mashup”… o marketing me enoja. Antes, era super “in” ser um “mashup” (combinação de dois recursos ou serviços na Web para gerar uma nova funcionalidade). Agora, o tom do discurso do pessoal da Earthmine já faz parecer que “mashup” não liga mais, agora é bom ser 100% (?) original… bleargh!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s