AFP proíbe Wikipedia como fonte

Claro, a AFP é uma agência super confiável. A tradução dos textos para quem trabalha na editoria Internacional então, nem se fala. E para reforçar esta credibilidade jornalística imaculada, eis que agora a agência francesa proibiu o uso da Wikipedia como fonte.

Ora, credibilidade é polêmica antiga para a enciclopédia colaborativa. E não só para ela —mas para todos os veículos que propõe uma nova forma de construção de conhecimento. Afinal, qualquer embuste pode acabar em trabalhos escolares ou artigos de jornal. Mas será que só na Wikipedia isso pode acontecer, ou Jason Blair não depõe contra o próprio New York Times?

Pausa.

Por que raios um colaborador tosco põe em xeque a credibilidade de um site colaborativo, mas um repórter tosco não abala a credibilidade de um jornal famoso?

Anúncios

2 comentários sobre “AFP proíbe Wikipedia como fonte

  1. Olha, eu acho uma medida preocupante. Imaginar que, em algum momento, a Wikipedia pudesse ter sido fonte de algum material jornalístico… Se eu tiver que pedir isso um dia pros meus repórteres, é sinal que falhei.

    Concordo com a crítica com relação à AFP, mas é pueril recorrer à Wikipedia para checar dados com o objetivo de confeccionar um texto jornalístico. A Wikipedia e mais duas fontes cruzadas, ok.

    Sobre a Wikipedia, por sinal, tenho vasto material investigativo que comprova a censura, parcialidade e privilégios que os “admins” possuem sobre os usuário comum. Afora o desconhecimento dos vernáculos, flagrante entre os “bate-pau” do produtão de seu Thiago Baleias. Enciclopédia livre é uma ova.

  2. Madureira,

    Golaço! A despeito de todos os problemas citados pelo Alec, concordo contigo. A continuar nessa toada, não poderemos nem usar o bendito Google :-/

    PS – O caso Jayson Blair é vergonhoso para a história do Jornalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s