Carnaval, maldito Carnaval

Vou ter que sair do tema… mas não dá para engolir. Cada ano que vejo carros alegóricos, peitos e bundas —tudo artificial— e que isso é vendido ao mundo como símbolo do Brasil, a paciência e o amor próprio caem um pouco. Para o lucro de alguns, um país inteiro vende-se ao próprio estereótipo. Mãe de Deus…

E enquanto isso, é preciso encontrar lucidez em um jornal francês, o Le Monde. Que recita Cartola para contar a história da Mangueira e do que está por trás das fantasias, do carro abre-alas e dos malditos comentaristas da Globo: “Crime e drogas se misturam à folia no carnaval carioca“, diz matéria do jornal traduzida no UOL. Aqui um trecho:

“Aqui na Mangueira, a gente beija um inimigo como se ele fosse um irmão”, promete uma antiga marchinha do carnaval carioca, numa homenagem carinhosa a uma célebre favela, situada ao norte do Rio, e à sua prestigiosa escola de samba, a decana de todas as agremiações. Ao fundar a escola, em 1928, o compositor desta música, o lendário Cartola, havia também escolhido as cores do seu emblema: o verde para a esperança, e a cor-de-rosa para o amor.

Atualmente, a Mangueira não incentiva mais ninguém a expressar tão intenso lirismo. O seu estandarte e a sua glória perderam parte do seu brilho. Às vésperas do carnaval, com a sua febre que mais uma vez vai tomar conta da cidade, do sábado gordo de antes da quaresma até a quarta-feira de Cinzas (de 2 a 6 de fevereiro), a mais amada das escolas de samba do Rio está ocupando as manchetes das piores de todas as páginas dos jornais, aquelas dedicadas ao tráfico de drogas.

Até quando? E como mudar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s