Será o Facebook capaz de vencer o Orkut?

Quem você foi na vida passada? Quem perdeu a namorada para outra mulher em “Friends”? Que ditador você foi? Eis o Facebook, que alia cultura inútil à fofoca. Conseguirá abalar a paixão que o público brasileiro desenvolveu pelo Orkut? Eis algumas razões pelas quais acredito que não…

Hábito. O internauta brasileiro descobriu redes sociais com o Orkut. Isso significa que, no imaginário do brasileiro, não existem “redes sociais” —o recurso. Existe o Orkut. A inércia do mercado brasileiro é enorme, diferente do que às vezes acreditam os “early adopters” que trabalham em áreas de desenvolvimento de software ou web.

Simplicidade. O Facebook é complicado… poluído visualmente. Tudo bem, tem aplicativos e recursos legais, é quase um Lego que você monta como quiser. Mas… onde estão minhas fotos? E as fotos dos meus amigos? Tudo se mistura na interface de atualizações, diferente do Orkut, que, apesar de possuir menos recursos, parece ordená-los de maneira mais inteligente.

Custo. Sim, o Facebook tem anúncios. Pode parecer que não, mas isso agride o internauta. “Custa”… paciência, concentração, apelo. Ainda mais para serviços que tradicionalmente não têm vínculo com a publicidade. Acredito que o ranso dos pop-ups e do spam talvez tenha deixado as pessoas mais alertas na Internet e, mesmo que inconscientemente, elas desconfiam do que tentam vender a elas em meios não-tradicionais. Afora, há muita gente que coloca a “monetização” antes da própria finalidade na Web…

Inovação. Qual é a grande novidade do Facebook? A mesma que Link, UOL K, Gaia, Gazzag ou sei-lá-eu quantas outros sites que pipocaram por aí e depois sumiram? Até MySpace agora tem filial no Brasil. Querem atacar de rede social dos artistas —tudo o que é release dos caras que chega na redação é para falar que a banda tal estréia no MySpace… ora, parabéns! Se os caras ainda desenvolvessem um “WordPress” das redes sociais, que qualquer um baixa, instala e cria a própria comunidade, vá lá. Mas é difícil querer centralizar tráfego em um universo de competição tão acirrada.

E você? Acha que o Facebook será capaz de vencer o Orkut? Comente!

Anúncios

3 comentários sobre “Será o Facebook capaz de vencer o Orkut?

  1. O Orkut encorporou recentemente algumas disposições e aplicativos que eram do Facebook. Porém seu eixo _Brasil, Índia, Paquistão, Paraguai e, pasmem, Iraque_ me parece que será mantido intacto. Ainda assim, a desimportância mundial do Orkut é flagrante. A ponto de nem sequer ser conhecido.

  2. Pingback: rogerkrw.blogsome.com :: Twitter do New York Times desatualizado, um serviço inútil e a comparação com os americanos :: February :: 2008

  3. Pingback: Facebook e a elite branca « Clico, logo existo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s