BBC vai encerrar site de colaboração

Para fazer coro ao Webmanário, que já enterrou trocentos sites de jornalismo colaborativo, aqui vai minha contribuição: a BBC vai pregar o caixão sobre a Action Network, uma rede de colaboração democrática que, como já registrou este Clico, logo existo, conseguiu feitos relevantes localmente, como mudar o sentido de uma rua em Londres.

Claro, isso não tem o apelo de um padre comédia, candidato ao Darwin Awards brasileiro. Isso é fait divers, não muda a vida de ninguém. Mas as pessoas lêem, têm assunto para conversar com os estranhos que encontram nas mesas de bar (sim, hoje estou amargo! ehhehe).

Anyway, o fato é que o investimento de 1,3 milhão de libras da BBC parece ter encontrado redundância em outras redes sociais e blogs, segundo a carta-testamento da organização:

“The whole web is now out there for anyone with a special interest to pursue their cause easily. We have learnt from that experiment and are now pointing users to alternative ways, inside and outside the BBC, of getting their voices heard. The general conversation on the web is freely available to all. The BBC does not have to host that either.”

E aí não tem estudo da eMarketer que segure. É assim, me parece, que as empresas de software vão engolir as de mídia. Hoje, o papel da comunicação já começou a sair da mão destas —e cada vez mais passará a desenvolvedoras de plataformas de comunicação. Sejam elas para amadores ou profissionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s