Blogs na aula de jornalismo online da ECA

Começou para valer a produção dos blogs da disciplina de Jornalismo Online da ECA. A turma de trinta e poucos alunos vai produzir sete blogs sobre temas variados como uma forma de exercitar vários fundamentos do jornalismo online:

  • Jornalismo também é local. Há muito no Brasil a gente perdeu o senso de localidade, e o noticiário da grande mídia em muito afasta o público da própria realidade, seja pela valorização exacerbada da imprensa people, seja pela facilidade da mera reprodução de material de agências de notícias internacionais. Com isso, acentua-se o desligamento das comunidades em relação aos seus próprios problemas, e o país perde a oportunidade de discutir os próprios problemas (artigo meu deve ser publicado ainda em maio sobre alguns estudos de jornalismo e exploração do hiperlocal).
  • Pauta não é algo espetacular todo dia. Lembro de uma frase do filme “Ace in a hole“, de 1951, do jornalista vivido por Kirk Douglas: “I can handle big news and little news. And if there’s no news, I’ll go out and bite a dog.” É um pouco maquiavélica, mas pode ser levada para o lado bom: sempre há notícia, mesmo que Fidel não tenha renunciado ou o “mercado” (alguém já viu esse cara? por que ele muda de humor todo dia!) tenha mudado de humor. O que está acontecendo na minha rua? No meu bairro? No meu micro-tema de cobertura?
  • Por falar em micro-tema: as editorias de um jornal não cobrem o mundo todo. Essa é a idéia de um blog. Colocar em evidência temas de menor interesse, pequenos personagens, pequenos detalhes que passam despercebidos na visão sistêmica e muitas vezes mecânica adotada pelo jornalismo diário, da velocidade de suas engrenagens.

Neste semestre, a turma do 7º semestre da ECA vai produzir sete blogs sobre temas que variam de comida de rua a pés (sim, mas aqui sem fetiches), passando por reviews de padarias de São Paulo e por transporte coletivo, em especial ônibus, além da música independente e de curiosidades ou mazelas da cidade.

Nos dois anos de docência no Mackenzie, em um semestre tive a oportunidade de desenvolver este trabalho com os alunos, quando peguei as aulas de Sistemas Virtuais da Daniela Ramos. E certo de que cometerei uma injustiça, vou citar aqui dois spin-offs legais: o De Repente, do Rafael Sbarai & Co., que concorre ao iBest, e o Cine Lounge, de umas meninas nota dez do Mack que não podem deixar a peteca cair (e poderiam até já fazer uma grana com o blog, super bem recomendado pelos leitores!).

No decorrer do semestre, espero postar aqui mais desenvolvimentos dos blogs e compartilhar um pouco da experiência. Enquanto isso é arregaçar as mangas! =)

Bom trabalho a todos!

Anúncios

Um comentário sobre “Blogs na aula de jornalismo online da ECA

  1. Madureiraaaaa, cadê um comentário seu no CINELOUNGE, hein?!?!
    Não vamos deixar a peteca cair, estamos firmes!!!!!!

    Vamos aguardar a sua visita, hein?!?!

    Beijoo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s