Quão pouco os internautas lêem (e a decadência do botão “Voltar”)

Tudo bem, o cara pode ser odiado pelos designers (e ser extramamente xiita). Ele também só mapeou resultados de 25 pessoas, universo bem restrito. Mas a última do Jakob Nielsen revela alguns pontos interessantes sobre como as pessoas lêem na Internet —e também dá pistas sobre tendências de uso de recursos no interior das páginas Web.

Segundo o estudo, em uma óptica otimista o internauta lê 28% do texto nas páginas Web que acessa. A pessimista estima a leitura em 20% do texto. O mais surpreendente (e que até serve como “desculpa” para uma amostra tão restrita) é que os 25 participantes do estudo trabalhavam em universidades —público que, presume-se, tem hábitos de leitura maiores e mais freqüentes que as “pessoas comuns”.

Outra descoberta interessante é que o botão “Voltar” do navegador —que, inclusive, sempre enalteci na hora de desenhar páginas e estabelecer estruturas de navegação— não é mais o mais clicado pelos usuários da rede. E isso há algum tempo. Ele agora ocupa o terceiro lugar, ultrapassado pelo hipertexto (sim, Tim Berners-Lee estava certo) e recentemente por botões do site, isso desde que a Web começou a tornar-se aplicação:

“Among other things, the authors found that the Back button is now only the 3rd most-used feature on the Web. Clicking hypertext links remains the most-used feature, but clicking buttons (on the page) has now overtaken Back to become the second-most used feature. The reason for this change is the increased prevalence of applications and feature-rich Web pages that require users to click page buttons to access their functionality. “

Isso reforça a necessidade da concisão para a Web —algo que o texto jornalístico pode emprestar a um site para ajudá-lo a comunicar-se melhor com seu público. O Nielsen também tem uma opinião sobre o tema —cortar o blá-blá-blá e ir direto ao ponto costuma funcionar.

Anúncios

2 comentários sobre “Quão pouco os internautas lêem (e a decadência do botão “Voltar”)

  1. Acho que 20% parece até muito para a leitura do texto. A única leitura correta de um livro, por exemplo, é 100% do texto. Já na web, se alguém está lendo texto demais é porque não sabe encontrar o que quer, alguém que não está acostumado com computador, como meu avô.

    Sobre o botão voltar, bem, cada um sua maneira de navegar. Na wikipedia eu vou abrindo as páginas que me interessam em novas abas e depois fecho a que estou lendo, por isso o voltar nem funciona. Já no orkut ele costuma ser útil para localizar um perfil ou uma comunidade pela qual eu passei e não sei como localizar.

  2. Eu insisto no tema usabilidade porque a profissão caminha velozmente rumo a processos de arquitetura de informação. É um conhecimento que, mesmo raso, ajuda o jornalista a apresentar sua matéria.

    abs
    ALEC DUARTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s