Colaboração, cidadania e política

Apesar de oficialmente meu objeto de pesquisa ser outro, a linguagem digital (com foco na multimídia por integração), não consigo parar de pensar no assunto do meu último post aqui no Clico, ainda mais ao ver ao menos a notícia quatro eventos (um já aconteceu) sobre o papel do Jornalismo, participação, acesso livre, cidadania e política. Insisto no mesmo assunto:

Colaboração no Jornalismo, para ser eficaz, necessariamente precisa passar pela consciência política da nossa ação e lugar no mundo. É disso que precisamos na hora de apresentarmos nossos projetos em sala de aula. É isso que me parece ter (mais) sentido agora: como usarmos as ferramentas disponíveis para efetivamente fazer alguma diferença e não simplesmente reproduzir a lógica das grandes corporações de mídia e seus assuntos agendas settings. O que interessa à nossa comunidade? Ao nosso Estado, bairro, país, Faculdade, Universidade? Sem consciência clicável não haverá cidadania, me perdoem o trocadilho. Agora lembro de um novo grito de ordem que vem da poesia brasileira (da organização da Flap 2008): a revolução não será televisionada. Será broadcasteada! Dêem uma olhada nos programas dos eventos abaixo, inspiradores. Acho que há muita coisa interessante do mesmo naipe acontecendo no Brasil. Mas creio que precisamos ser mais incisivos em relacionar jornalismo, participação e cidadania.

Assises internationales du journalisme: a quoi sert un journaliste?

Global Voices, Citizen Media Summit 2008

Congreso sobre participación: La ciudadanía en el centro de la política

Free Knowledge, Free Technology: Education for a free information society

Anúncios

2 comentários sobre “Colaboração, cidadania e política

  1. Pingback: E do blogue Clico, logo existo … « FLAP! 2008

  2. Dani,
    Super a ver… acredito de verdade que a colaboração na web é um fenômeno sociológico também, e deve ser visto como tal. Sem engajamento real, a Web 2.0 fica vazia. Mera ferramenta na mão de marketeiros e publicitários querendo apenas fazer dinheiro e ostentar iPhones. Aliás, foi pelo engajamento que decidi começar meus estudos para o mestrado. Vamos ver o que descubro nesse mundo colaborativo; e se isso pode ser útil para pensar em modelos de sucesso para o Brasil! =)
    Madu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s