Vídeo com marcação geográfica: a relevância e o espelho

Estava eu navegando pelo Google Maps e vendo fotos do Panorâmio, recurso que o Google trouxe do Earth para o Maps recentemente. Eis então que descubro que também há vídeos com marcação geográfica no site. Passeava pela Vila Mariana quando achei este curta metragem, produzido por um vizinho (que certamente desconheço, e que a mídia de massa só afastava de mim):

Deste pequeno passeio virtual (e meu retorno ao blog, depois de alguns meses na expectativa do nascimento de meu filho!), gostaria de dividir duas percepções:

  • A marcação geográfica na Web 2.0 é a revanche da geografia a que se refere Dominique Wolton em seu “É preciso salvar a comunicação”. Espécie de reação ao distânciamento da realidade local causada pela mídia de massa, que desloca atenções para celebridades que vivem a quilômetros de distância (isso em quilômetros e em realidade de vida), para políticos alheios à nossa realidade (e aqueles que vivem no nosso bairro), para a curiosidade bizarra, espécie de gosto forte ou entorpecente mental que nos tira de nossa própria vida.
  • Brasileiros fazem poucos vídeos sobre sua própria realidade. E com isso perdemos a chance de nos ver no espelho da tela. Engraçado como a tela age como espelho —e como a grande mídia brasileira criou um espelho distorcido e estereotipado da realidade. O Brasil é mais que as capas da Contigo ou da Caras. Mas por mirar-se demais nelas por vezes acaba diminuindo-se… por isso gostei tanto do vídeo do Pedranches. Avesso à empolgação do samba-suor-e-futebol, lança um olhar que a paulicéia deveria lançar mais sobre si mesma. Para detectar o que a faz uma cidade maravilhosa —e o que a afasta disso.
Anúncios

Um comentário sobre “Vídeo com marcação geográfica: a relevância e o espelho

  1. Olá,

    Aqui escreve seu vizinho, da Vila Mariana, co-autor do vídeo ambiente urbano. Concordo com o que disse sobre a localização geográfica dos fatos, notícias, personagens etc. A regionalização da comunicação, sem nos fechar para o mundo, traz mais fidelidade à realidade.

    Um abraço,

    Pedranches

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s