Jornalismo cidadão e a derrocada do jornalismo tradicional

“Se o produto profissional é tão parecido ao produto de um amador, como para que se confundam, o profissional tem um problema. Está fazendo um mau produto.” Eis o que diz o jornalista Pepe Cervera, referência em Internet na Espanha, ao Caspa.tv. Você confere a entrevista na íntegra a seguir.

É engraçado como esse discurso ainda teima em adentrar as redações. Seria corporativismo? Seria medo do novo? Seria observação atenta, à distância, da credibilidade que o mundo colaborativo pode produzir, diante de marcas tão tradicionais do mundo da notícia?

E, na linha do pensamento de Cervera: você acha que a colaboração na Web já produz noticiário tão bom quando os produtos profissionais? Ainda hesito em bater o martelo em uma resposta…

Anúncios

Um comentário sobre “Jornalismo cidadão e a derrocada do jornalismo tradicional

  1. Madu! Ele é do 20 Minutos, vi ele no congresso que fui em Madri, em abril. Ele defende que para sabermos para que serve um jornalista, devemos definir antes o que é o produto que produzimos. Sabe que achei interessante pensar nessa idéia do “produto”, de uma forma mais administrativa mesmo, lá na FEA…porque Jornalismo é um monte de coisa, né? É parte da democracia, é cidadania, e é produto! Ontem também estive pensando na questão da estética do vídeo para internet. O Clarín.com publica videos de uma seção chamada “Videonotas” (que tem videoredatores) e vídeos de um canal de TV deles. A estética é totalmente outra, o produzido para internet realmente tem um ar mais “caseiro”, ou experimental…enfim. Grandes questões! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s