De volta ao mestrado para estudar linguagem digital

Depois de um longo período de férias (afinal, a professora da disciplina anterior decidiu encerrar as aulas em MAIO!), eis que hoje estou de volta ao banco dos alunos aqui na ECA-USP, para continuar o mestrado em Modelos de Conteúdo Colaborativo. Hoje começo a cursar a disciplina Processos Autorais em Sistemas Digitais: História, Teoria e Práxis, do professor Artur Matuck.

Já me disseram que é uma viagem… sobre linguagem digital. Vamos ver no que dá —minha esperança, ao menos, é manter algum foco em Web. Fora a disciplina Pensadores do ciberespaço, não vejo hoje nenhuma outra que trate a Web com literatura de ponta e uma abordagem mais prática. Para mim, essa “ausência” da Internet na USP é a marca da obsolescência da Universidade.

Até por isso também estou matriculado em outra disciplina, Linguagens e Tecnologias, da professora Maria Cristina Castilho Costa, ex-orientadora da co-blogueira e amiga Dani Ramos. A ver… vou assistir a aula amanhã para ver se vale a pena.

O Matuck acabou de começar a aula. Distribuiu o programa. Vejamos:

“O curso inicia-se com uma revisão histórica da autoria, da linguagem textual fundamentada em processos combinatórios, matemático-computacionais e interativos, objetivando uma reflexão teórica acerca das transformações que os métodos digitais introduzem na própria conceituação de autoria, texto, escrita e leitura.”

Quer seminário com PowerPoint (bleargh!). Pelo visto, Maria Cristina, vai ser você! =)

Anúncios

Um comentário sobre “De volta ao mestrado para estudar linguagem digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s