Narrativas digitais em Janet Murray: entre o realismo e a realidade

O digital não é mais alucinógeno que o analógico. O computador e a TV não exercem um fascínio mais perturbador que o livro —e pode-se mergulhar com o mesmo insulamento em um quanto nos outros. Eis a mensagem de “Hamlet no Holodeck”, de Janet Murray, que acabo de devorar para o mestrado.

A autora, visivelmente entusiasta das novas tecnologias, aborda a importância de estudar novos mecanismos da narrativa no ambiente digital, para que os autores do século XXI —autores, aqui, considero não apenas escritores, mas jornalistas, artistas plásticos, cineastas, músicos etc.— desenvolvam obras mais adequadas ao meio.

Eis aqui um ensaio sobre “Hamlet no Holodeck” que entreguei como avaliação da disciplina “Linguagens e Tecnologias“, que concluo este semestre na ECA/USP. Aproveito para agradecer ao Flavio Miyamaru, que fez o seminário comigo, e também à professora Maria Cristina Costa, que estruturou super bem a disciplina com um cenário amplo da história da mídia.

De volta ao Hamlet, diria que Murray só falhou em uma coisa —segundo ela, a consciência sobre o uso de um meio é o que torna o ser humano capaz de sair da alucinação que ele causa. Ela critica autores mais apocalípticos, como Ray Bradbury ou Aldous Huxley, por acreditarem que meios mais tecnológicos e realistas seriam mais perigosos que o livro. Porém, o livro ainda continua cercado de realidade —e fechá-lo é algo muito mais simples do que sair de um ambiente tão imersivo quanto um holodeck.

Enfim, polêmica que só mesmo a história irá resolver. Só sei de uma coisa: quero estar lá par ver! =)

Anúncios

2 comentários sobre “Narrativas digitais em Janet Murray: entre o realismo e a realidade

  1. A Janeway comanda a Voyager, não a EnterpriSE. Desculpe, meu lado trekker sempre aflora nessas horas. Ótimo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s