A Internet é um tabuleiro, cada site é um jogo

Uma rápida passada para registrar por onde vagueiam meus pensamentos nos últimos tempos. Tenho cada vez mais certeza de que a Internet é um jogo, e o jornalismo online deve ser tratado como software (não como mero jornalismo). Para ser mais preciso, a Internet é um grande tabuleiro de jogo, não feito sobre madeira, mas sobre uma Surface, da Microsoft, em que os cenários e as regras estão aí para serem transformados.

Pois bem. Se a Internet é um grande tabuleiro, cada site é um jogo. Cada site tem suas regras, seus macetes, suas intenções, sua dinâmica. Cada site pode (e vai) sendo descoberto e abandonado pelas pessoas, assim como aquele Banco Imobiliário que você deixa guardado no quartinho do fundo e, anos depois, vê, lembra com saudades, mas não sente mais vontade de jogar. Claro, seus primos terão vontade, e também seus filhos.

É por isso que não dá mais para fazer jornalismo do jeito que a gente faz. A gente só pensa em apurar e publicar. Isso está errado. Apesar disso ser a base para um bom jornalismo, valendo-me de uma categoria marxista, a tal da “superestrutura” mudou. Para contar uma história para nosso leitor, a gente precisa brincar com ele. Tornar a informação algo leve, descontraído. Não com fait divers ou noticiário sobre o zoológico. Não é o “o quê”, é o “como”…

Até porque, muito cá entre nós, cada dia mais há coisas interessantes para fazer. E ler notícia do jeito que a gente está acostumado a produzir, desculpe-me jornalista, é MUITO CHATO! Se a gente não mudar o jogo, criar novos aproveitando este tabuleiro riquíssimo, vamos virar Banco Imobiliário.

P.S.1: se a Internet é um jogo e a gente enjoa de certos jogos, penso estar aí a fórmula para compreender o ciclo de vida de produtos como e-mail, mensagens instantâneas e até mesmo redes sociais. Desculpe-me pela segunda vez, mas apesar da classe C, acredito que coisas como o Orkut vão minguar até desaparecer, e isso nos próximos dois anos, com o surgimento de redes mais “velozes” e segmentadas, como Blip.fm para música ou coisas parecidas para outros nichos

P.S.2: desculpas a todos que me acompanham pela ausência de posts nos últimos meses… vida corrida demais com novas atribuições no trabalho, um filho, mestrado e mudança de casa em meio ano! =)

Anúncios

2 comentários sobre “A Internet é um tabuleiro, cada site é um jogo

  1. Madu
    é isso aí. eu vejo, nos dois lados da linha de produção (blog e site) que a coisa só vai mudar. jornalismo urgente em um, divertido e bem-humorado em outro. E nem pense em misturar as coisas – sempre tem alguém que olha torto.
    []s

  2. Tenho sentido essa sensação de mesmice nos meios tradicionais faz algum tempo. Leio e acompanhe o grande noticiário. Cada vez mais tenho essa sensação de algo chato, desinteressante, tosco. Até mesmo o modelo tradicional perdeu muita coisa. Onde estão as grandes reportagens, as séries especiais que não sejam de prêmios dados pelos próprios veículos para puxar o saco de anunciantes? Enfim, ninguém ainda sabe “como”, mas concordo que terá de mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s